Bairro Moema Sustentável

A busca por um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer para a qualidade de vida dos moradores do bairro, é uma das preocupações da Associação. Ter a consciência de que os recursos naturais são finitos, nos obriga a discutir e adotar medidas que ajudem a preservar os recursos, preservando consequentemente a vida do ser humano.

Sendo assim, a Associação teve a iniciativa de recomendar à Subprefeitura de Vila Mariana, a parceria com a startup Molécoola, para instalação de um ponto de coleta de materiais recicláveis, engajando os Moemenses em torno de uma mentalidade sustentável e criando um ciclo de fidelidade ambiental que gera benefícios para todos. Assim, é possível cuidar do meio ambiente e da comunidade no mesmo ciclo.

Como o projeto gera oportunidade de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, transformando-os, num futuro, em microempresários através de microfranquia da Startup, a Associação conectou ao projeto, a Associação Solidariedade com Arte, localizada no bairro da Saúde, que prepara para o mercado de trabalho os conviventes do Centro Temporário de Acolhimento da Av José Maria Witaker, único CTA da região da Subprefeitura de Vila Mariana. Atinge-se, portanto, o objetivo de uma pessoa em situação de vulnerabilidade social da região, ser contratada como funcionária para o ponto de coleta. A Associação também colaborou para a escolha do local, a partir de estudo prévio do projeto da Chamada Cívica para requalificação da Praça Nossa Senhora Aparecida, onde ficará instalado o ponto de coleta.