A composteira comunitária 💚 da Praça Viela Uberabinha

Um grupo de moradores de Moema está implantando na Praça Viela Uberabinha uma composteira comunitária, com o objetivo de produzir adubo para melhorar a nutrição da área verde da praça e permitir o crescimento de um jardim e de uma futura horta, ações que darão maior permeabilidade ao solo, com capacidade de absorção das águas das chuvas e evitando enchentes. Além disso, a iniciativa pretende conectar a comunidade em um movimento sustentável e importante para a região.

Outro objetivo da composteira comunitária é evitar que resíduos orgânicos produzidos em casa acabem em aterros sanitários e lixões. Ao se decompor em um ambiente inapropriado, como o lixão, os resíduos orgânicos produzem líquidos e gases poluidores, contaminando a água e o solo. Há também o fato de que os aterros sanitários ficam ao menos 60 km afastados da cidade, o que exige viajar com o lixo em caminhões e emitir gás carbônico na atmosfera. Os aterros ainda possuem vida útil curta, fazendo com que novo aterro ainda mais longe precise ser construído.

“Uma iniciativa como esta gera muitos benefícios, especialmente o engajamento dos moradores em uma ação educativa, divertida e agradável, que pode envolver toda a família na reconexão com a natureza. É também refletir sobre uma forma mais sustentável de consumo e de descarte de alimentos. O que chamamos de lixo geralmente são resíduos com alto valor biológico e com o poder de estimular a vida no solo”, diz Tie Kawakami, que propôs ao grupo esse movimento tão transformador.

O que entra na composteira

É preciso separar em casa os alimentos que serão aproveitados para o adubo: cascas de legumes e verduras cruas, talos de ervas, casca de ovos, de cebolas, de alho; grãos secos; saquinhos de chá, borra de café; cascas e bagaços de frutas. Alimentos cozidos não são bem-vindos, nem carnes, ossos de frango ou derivados de leite como queijos.

Os resíduos devem ser mantidos em recipiente fechado e levados até a composteira. Aí é só despejar os resíduos orgânicos na composteira e cobrir com um pouco de folhas. Quando colocar as folhas (que estão no chão, ao lado da composteira), busque utilizar o suficiente para cobrir, para evitar que a composteira encha muito rápido. A técnica transforma a matéria orgânica em composto que pode ser usado para adubar plantas em cultivos urbanos, jardins e hortas, substituindo o uso de produtos químicos.

Todos estão convidados a utilizar, participar e contribuir nesse movimento de regeneração da nossa praça! 💚